
O Taj Mahal, construído na Índia desde 1653, é uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Com esse título, certamente, o fluxo de visitantes, estrangeiros ou não, interessados em estar naquele monumento, aumentará, o que pode acarretar danos irreparáveis à obra, se não houver controle.
As autoridades planejam reduzir o número de turistas que visitam o mausoléu. Para isso, deu-se início a um estudo para determinar quantas pessoas, por dia, poderiam entrar no monumento. Sabe-se que, nos últimos dois anos, cerca de 4 milhões de visitantes estiveram lá.
Para haver maior controle de acesso e permanência no local, o ASI pode inserir um chip nos bilhetes de entrada, temporizando a permanência dos turistas no local, o que talvez seja uma decisão exorbitante porque, se for distribuído determinado número de tickets por dia, a permanência de algumas pessoas não prejudica a entrada de outras.
O Taj Mahal, com mármore e pedras preciosas que mudam de cor conforme a hora do dia, foi erguido durante 20 anos por 22 mil trabalhadores, como símbolo de amor do Imperador Shah Jahan por sua esposa, que morreu ao dar à luz.
Comentários
Um abraço.