Não que a Ilha Grande precise ser premiada para que as pessoas conheçam sua beleza e a preservem, dando-lhe a atenção devida, ou para qeu deslumbrem-se com suas paisagens paradisíacas. O que se passa é que muita gente pensa somente na visitação e nos lucros sobre os serviços e equipamentos turísticos desse universo ecológico. A Ilha Grande foi votada por 35.669 pessoas, num total de 60.087 votantes no concurso das "Sete Maravilhas do Rio", ficando muito bem colocada, em segundo lugar. Logo após, agora em uma concorrência internacional feita pela revista americana National Geographic Traveller, que englobou 111 ilhas ao redor do mundo, a Ilha Grande ganhou o 30º lugar do ranking que avaliou o grau de preservação das ilhas. A maior parte da ilha é composta por áreas de proteção ambiental, mas há locais turísticos, que oferecem hospedagem, refeições e opções de lazer, como é o caso da Vila do Abraão. Minhas Recomendações:
Hospedagem - Para quem está a fim de acampar e entrar no clima, a melhor opção é o Camping dos Coqueirais, bem em frente à praia do Abraão, e os preços são bem acessíveis.
Lazer - Você encontrará muitas opções de passeios de escuna, que oferecem música ao vivo, frutas, sucos, e que visitam algumas praias da ilha.

Visitação - Não esqueça de visitar a Praia de Lopes Mendes e a Lagoa Azul. Você encontrará alguns barcos saindo do cais de turismo, no Abraão, para esses dois lugares. O barco para Lopes Mendes parará na Praia do Pouso. Depois disso, você encontrará uma trilha de 30 minutos pela frente. Para ir à Lagoa Azul, não esqueça de alugar pés de pato e óculos de mergulho, senão o passeio não valerá a pena.

Mais informações, http://www.ilhagrande.org/

PRESERVE E SEMPRE PODERÁ VOLTAR, PORQUE A ILHA GRANDE ESTÁ SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS!
Fotos: Ilhagrande.org, Ilhagrandeon
Comentários
Um abraço.
João Ricardo.