Trem bom.

Sabe-se que o transporte ferroviário foi usado, durante muito tempo, essencialmente para transporte de cargas e, ainda hoje, esse modal de transporte é pouco utilizado para fins turísticos.

O Brasil, país com medidas continentais, é rico em paisagens naturais e aspectos culturais, que poderiam, sim, ser explorados pelo turismo, usando os trens, não somente como meio de transporte, mas como o próprio destino, visto que há passeios de longa, média e curta duração, de forma semelhante aos cruzeiros.

Um exemplo de passeio maravilhoso é o Trem do Corcovado, tombado como Patrimônio Histórico, pelo IPHAN. A Estrada de Ferro do Corcovado foi construída em 1884, antes mesmo do Cristo Redentor, e foi, inclusive, utilizada para transportar as peças do Cristo.

Seu primeiro passageiro foi Dom Pedro II e, desde então, muitos outros passaram por ali.

O Trem do Corcovado fica em Cosme Velho, no Rio, e passa por dentro da Floresta da Tijuca, até chegar ao Cristo Redentor. Funciona de segunda a sexta, das 8h15 às 18h30, com partidas a cada 30 minutos. A passagem custa R$ 36,00 por pessoa, inclusas ida e volta, para adultos, e R$ 18,00 para crianças até 12 anos.

Foto: www.tremdocorcovado.com.br

Comentários

Parabéns pelo blog!
Com certeza este é um espaço que virei mais vezes, principalmente quando estiver planejando uma viagem qualquer. Adorei os textos e o ar "sutil, receptível" dado por expressões como "mundão afora, trem bom" e outras.
Ótima sugestão da mãe coruja Marli
abraços
eu disse…
Está aí um trajeto que farei quando for ao Rio.Um abraço.