Meios de Hospedagem

Meios de hospedagem são um ponto muito importante quando se trata de uma viagem, seja lá sua motivação, se lazer, negócios, eventos, dentre outros.

O produto de hospitalidade é intangível (serviço), sazonal (temporadas), perecível (nº de apartamentos não vendidos no dia anterior não são vendidos no posterior), imóvel (depende dos turistas que chegam até ele) e versátil (diversos produtos oferecidos).

Por ser um tipo de empreendimento versátil, é necessária uma explicação a respeito dos tipos de meios de hospedagem.

Apesar de a EMBRATUR só reconhecer 4 deles (Hotel-padrão, Hotel de Lazer, Hotel Histórico e Pousada), pode-se fazer uma divisão mais específica, como segue abaixo:
Hotel-padrão. Geralmente, hotéis verticais e urbanos. Ligados a segmentos bem definidos, como Negócios, Eventos, Hotel-cassino.
Exemplo: Hotel Sol Meliá, em Brasília. Oferece diárias com café da manhã.






Resorts. Geralmente, hotéis em locais isolados e com beleza cênica exuberante. São uma espécie de refúgio da vida agitada das cidades. Oferece atividades variadas de lazer, e serviços. Oferece diárias com meia-pensão ou pensão completa.
Exemplo: Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho - PE.


Hotel-residência. Hotéis para long stay (estadas longas). Geralmente, tem uma cozinha/copa pequena, para o preparo de pequenas refeições. Podem ser Apart-hotéis (propriedade centralizada em um único dono), ou Flats (propriedade pulverizada a vários donos). Diárias sem café da manhã incluso.
Exemplo: Comfort Suites Londrina, em Londrina - PR.






Spa (Sanitas Per Aqua). Hotéis de saúde. Tem características de um resort, por sua distância das cidades e pela beleza paisagística. Recuperação da saúde física e mental. Conta com alimentação e atendimento médico personalizados.
Exemplo: Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis - SC







Hotel-Fazenda / Fazenda-hotel. Há, sim, diferença entre os dois. Hotel-fazenda é uma representação de fazenda, enquanto uma fazenda-hotel surgiu como fazenda e oferece serviços de hospitalidade, sendo que as atividades agropecuárias ainda acontecem. Estão em locais isolados, com alimentação própria. Diárias com café da manhã ou pensão completa.
Exemplo: Hotel-fazenda Rio das Pedras, em Visconde de Mauá - RJ


Albergue e Camping. Hospedagem de baixo custo com banheiros coletivos. Nos albergues, a cozinha é de uso comum e pessoas de sexos diferentes pernoitam no mesmo local. As refeições são a cargo dos hóspedes.
Exemplo: Ipanema Beach House, no Rio de Janeiro - RJ.




Hotel Histórico ou Parador. Hotel Chateau. Uma construção histórica, tombada como patrimônio histórico-cultural, em que a família proprietária presta serviços de hospedagem. A diária pode ter café da manhã ou pensão completa.
Exemplo: Casas do Pelourinho, na Bahia, em que as famílias locam quartos para turistas.

Comentários

oi Ju =]
que bacana esse seu blog ^^
beijooooosss

renan