Ecoturismo para Interpretação e Educação Ambiental

O turismo sustentável e responsável envolve atividades embasadas em conceitos de viabilidade ambiental natural, sociocultural e econômica, tornando mínimos os impactos negativos nesses três pilares.

O ecoturismo é uma das melhores alternativas para que sejam explorados turisticamente os recursos existentes, baseando-se no tripé da sustentabilidade, visto que são utilizados os recursos naturais e culturais, o que estimula a sua preservação e conservação, proporcionando o bem-estar das comunidades locais e trazendo o beneficiamento econômico.



Nota-se que uma das principais atividades ecoturísticas é a caminhada em trilhas e suas
variáveis. A importância das trilhas para o ecoturismo deve-se à oportunidade de proximidade e integração com o ambiente que elas oferecem aos turistas e visitantes. Além disso, quando bem estruturadas, as trilhas auxiliam na proteção do ambiente, minimizando os impactos negativos de seu uso, e conferem conforto e segurança aos turistas e visitantes.

Pode-se dizer que trilhas ecológicas são estruturas que possibilitam a interpretação do ambiente, sendo mais do que simplesmente uma via de acesso a atrativos naturais e culturais, mas o próprio atrativo, dependendo da motivação pela qual elas são utilizadas.

A interpretação ambiental faz com que o visitante e o turista tenham curiosidade de adquirir conhecimento mais aprofundado a respeito do ambiente visitado, conscientizando-os sobre sua necessidade de preservação, o que é um meio para alcançar o objetivo principal do ecoturismo em si.

Entende-se por educação ambiental os meios pelos quais um indivíduo ou um grupo de pessoas, dentre eles, visitantes, turistas e os próprios autóctones, constróem valores e conhecimentos referentes à preservação e à conservação do meio ambiente, para compreensão da natureza, conscientização sobre os problemas ligados a ela e democratização do contato do homem com o espaço natural. Pode ser formal, ligada a institutos de ensino, ou não-formal, ligado à formação de consciência dos atores sociais fora do local habitual de ensinoaprendizagem.

(Texto retirado do Trabalho de Conclusão de Curso "Trilhas Turísticas da Ilha Grande - Um caminho para a interpretação e a Educação Ambiental", de minha autoria).

Comentários